Campanha de Inverno: Protegendo Quem Está nas Ruas

jul. 18, 2024

Com a chegada do inverno no Brasil, que este ano ocorre entre os dias 20 de junho e 22 de setembro, diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC) elaboram campanhas para proteger as pessoas em situação de rua contra o frio. Todos os anos, esse grupo é um dos que mais sofrem com as quedas de temperatura no país, que podem resultar em diversos problemas de saúde e até levar à morte.

Apenas no Brasil, ocorrem cerca de 17.300 mortes anuais por variações térmicas , sendo dois terços delas associadas às baixas temperaturas,  de acordo com  um levantamento estimado pela revista científica Lancet Planet Health.  Esses números evidenciam  a importância de garantir que a população brasileira esteja devidamente agasalhada,  mesmo que  o inverno deste ano possua a tendência de ser mais quente que o habitual, com temperaturas acima da média em diversas áreas do país,  segundo  o Climatempo.  Além dissode acordo com  a empresa de serviços de meteorologia, as massas de ar frio devem ser maiores em agosto e setembro.

Pensando na população em situação de rua brasileira, que aumentou mais de 900% nos últimos 10 anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), várias Organizações da Sociedade Civil estão atuando em diferentes campanhas de inverno focadas neste grupo. Estas OSCs atuam de diferentes formas, realizando projetos por meio de arrecadação de roupas de frio, cobertores, produtos de higiene ou até recursos financeiros.

A ONG Bem da Madrugada atua em São Paulo há mais de 24 anos. Apenas em 2023, o projeto de inverno da organização distribuiu cerca de 10 mil kits e 250 mil itens de higiene e alimentação. Este ano, a meta do Bem da Madrugada é distribuir cerca de 15 mil kits, os quais incluem luvas, cachecóis, meias, toucas e cobertores. As ações da ONG ocorrem em diversos pontos da cidade, com foco em regiões de alta concentração de população de rua.

Outra organização que atua na proteção aos moradores de rua da capital paulista é a SP Invisível, ONG que tem como objetivo humanizar a população de rua em São Paulo perante os olhos da sociedade. A SP Invisível também está com uma campanha de inverno, coletando doações financeiras para fornecer um kit de moletom e atendimento psicossocial em suas tendas espalhadas pela cidade.

O Bem da Madrugada é um projeto social que atua em prol da população de rua, com a missão de auxiliar na erradicação da fome, da miséria e do abandono. Com a chegada do inverno, o movimento social lançou a campanha #BemQueAquece, para auxiliar as pessoas em situação de rua. É possível apoiar esta causa por meio de doações de qualquer valor para a chave Pix do projeto ou comprando um dos kits de inverno na lojinha virtual.

Além das campanhas sociais de inverno direcionadas aos moradores de rua, outras organizações estão atuando no apoio a outros grupos em situação de vulnerabilidade. O Instituto SYN, em parceria com a Cruz Vermelha São Paulo, realiza a quarta edição do Doe Abraços Quentinhos. Esta campanha arrecada roupas, cobertores e calçados em quatro pontos do estado de São Paulo: nos shoppings D, Cidade São Paulo e Tietê Plaza, na capital paulista, e no Grand Plaza, em Santo André.

No dia 26 de junho, o Fundo Social de São Paulo deu início à expansão da Campanha do Agasalho 2024. Este ano, o slogan é “Todos Precisam de um Manto”, com uma campanha que busca traçar um paralelo entre o cobertor e os “mantos sagrados do esporte”, que são as camisetas e bandeiras dos times. Na capital paulista, as pessoas podem doar cobertores novos e itens de inverno no depósito do Fundo Social no Jaguaré, na zona oeste da cidade. Em outros municípios, o ponto de arrecadação é estabelecido por cada prefeitura.

A Legião da Boa Vontade (LBV) também realiza campanha de inverno, entregando cobertores a famílias em vulnerabilidade com a ajuda da população. A campanha Diga SIM! se propõe a distribuir cerca de 22.500 cobertores e kits de vestuário, com gorro, luvas, meias e cachecóis em várias localidades do país.

Estas campanhas sociais de inverno contribuem diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).  Em particular,  isso é evidente  no objetivo 1.5 do ODS 1 (erradicação da pobreza),  que , até 2030,  visa  construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade,  além de  reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima, desastres econômicos, sociais e ambientais.

Por Grace Bispo Almeida 20 ago., 2024
Essa cartilha foi criada para orientar dirigentes de organizações da sociedade civil sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). A certificação, regulamentada por leis específicas, fortalece o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e facilita parcerias entre o setor público e privado. Com a adesão ao Portal de Serviços do […] The post CEBAS Assistência Social – Cartilha MDS appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 08 ago., 2024
Entidades sem fins lucrativos, como associações filantrópicas e instituições similares, registradas na Receita Federal como isentas ou imunes, não são obrigadas a recolher impostos federais sobre suas receitas, que são provenientes, predominantemente, das mensalidades de seus membros. No entanto, existem regras e condições que precisam ser atendidas para manter esse status e evitar problemas tributários. […] The post Osc aberta na Receita Federal como isenta recolhe algum tipo de imposto Federal das suas receitas? appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 25 jun., 2024
Na jornada do terceiro setor, muitas organizações hesitam em terceirizar suas operações contábeis devido a preocupações e receios. Neste blog, desvendaremos os medos comuns associados à terceirização contábil para organizações sem fins lucrativos e exploraremos como superar essas apreensões pode ser um passo fundamental para fortalecer a gestão financeira e permitir uma maior dedicação à […] The post Vencendo o medo de terceirizar a contabilidade da sua OSC. appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 13 jun., 2024
Dispõe sobre o não reconhecimento das comunidades Terapêuticas e entidades de cuidado, prevenção, apoio, mútua ajuda, atendimento psicossocial e ressocialização de dependentes do álcool e outras drogas e seus familiares como entidades e organizações de assistência social e sua não vinculação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Leia na integra a RESOLUÇÃO CNAS/MDS No […] The post Exclusão de Comunidades Terapêuticas do SUAS appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 22 mai., 2024
Solução de Consulta SRRF04/ DISIT nº 4020 de 13/05/2024, que trata do Cofins - isenção. The post Solução de Consulta SRRF04/DISIT nº 4020 de13/05/2024, que trata do Cofins -isenção. appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 13 mai., 2024
Diante dos desastre climático no RS desafios cada vez mais prementes impostos pelas mudanças climáticas, é essencial que instituições e órgãos públicos estejam preparados para lidar com as consequências desses eventos extremos. No contexto do Rio Grande do Sul, onde desastres climáticos têm se tornado cada vez mais recorrentes, o Ministério Público do Trabalho elaborou […] The post Recomendações do Ministério Público do Trabalho diante do desastre climático no RS – Maio de 2024 appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 02 mai., 2024
A discussão em torno da capacidade das organizações sem fins lucrativos de se envolverem em atividades econômicas não é nova. É uma questão que tem sido debatida intensamente, especialmente quando consideramos os benefícios fiscais e o enquadramento legal dessas instituições. O cenário jurídico não impede expressamente que essas organizações realizem atividades econômicas, desde que estejam […] The post Desbravando Fronteiras: O Debate Sobre Atividades Econômicas em Organizações Sem Fins Lucrativos e os Desafios da Legislação Tributária appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 22 abr., 2024
O voluntariado desempenha um papel vital no fsortalecimento das organizações não governamentais ONGs e na promoção de mudanças positivas na sociedade. No entanto, uma questão recorrente enfrentada por muitas ONGs é a dificuldade em manter voluntários engajados a longo prazo. Assim, é essencial implementar estratégias eficazes para retenção e engajamento. Competição por Tempo Um dos […] The post Manter Voluntários Engajados em ONGs: Desafios e Estratégias appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 15 abr., 2024
AA Receita Federal anunciou recentemente duas importantes funcionalidades do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, com o objetivo de fortalecer a segurança digital, proteger os dados dos cidadãos e oferecer maior autonomia aos profissionais contábeis. Estas inovações representam um avanço significativo na proteção dos dados pessoais dos brasileiros em meio ao cenário cada vez […] The post Receita Federal lança ferramenta de segurança digital appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 14 mar., 2024
Foi publicado no dia 13/03/24, o Decreto nº 11.948, trazendo alterações significativas ao Decreto nº 8.726/16, que regulamenta a Lei nº 13.019/14, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC. The post 11.948 Parcerias entre Sociedade Civil e Administração Pública appeared first on GBA.
Mais Posts
Share by: