Osc aberta na Receita Federal como isenta recolhe algum tipo de imposto Federal das suas receitas?

ago. 08, 2024

Entidades sem fins lucrativos, como associações filantrópicas e instituições similares, registradas na Receita Federal como isentas ou imunes, não são obrigadas a recolher impostos federais sobre suas receitas, que são provenientes, predominantemente, das mensalidades de seus membros. No entanto, existem regras e condições que precisam ser atendidas para manter esse status e evitar problemas tributários.

Imunidade e Isenção

A imunidade fiscal é estabelecida pela Constituição Federal (art. 150, inciso VI, alínea “c”), enquanto a isenção é concedida por leis ordinárias (art. 15 da Lei nº 9.532/97). De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda (RIR/2018 – Decreto Nº 9580 DE 22/11/2018), as entidades que desfrutam de imunidade incluem:
•⁠ ⁠Instituições de educação.
•⁠ ⁠Instituições de assistência social.
•⁠ ⁠Partidos políticos e suas fundações.
•⁠ ⁠Entidades sindicais.
•⁠ ⁠Templos de qualquer culto.

Para que uma entidade seja considerada isenta ou imune, ela deve atender a certos requisitos:
•⁠ ⁠Não remunerar seus dirigentes pelos serviços prestados.
•⁠ ⁠Aplicar integralmente seus recursos na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos sociais.
•⁠ ⁠Manter uma escrituração completa das receitas e despesas, incluindo o Livro Diário e Razão.
•⁠ ⁠Conservar documentos comprobatórios por cinco anos.
•⁠ ⁠Apresentar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) anualmente, conforme exigido pela Receita Federal.

Tributação sobre Imposto de Renda e CSLL

Desde que atendidos os requisitos acima, a entidade estará isenta do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

PIS e COFINS

•⁠ ⁠ PIS/Pasep e Cofins : As contribuições PIS/Pasep e Cofins não incidem sobre as receitas oriundas das atividades próprias das entidades isentas de Imposto de Renda (Medida Provisória nº 2.158-35/2001 e Instrução Normativa SRF nº 247/2002, artigo 47). Contudo, receitas que não estejam previstas no estatuto social da entidade podem estar sujeitas à Cofins na alíquota de incidência não cumulativa, conforme o artigo 10 da Lei nº 10.833/2003.

De acordo com a questão nº 4 das Perguntas e Respostas IRPJ 2017, apenas receitas provenientes das atividades próprias são isentas de Cofins. Atividades econômicas como exploração de estacionamento, aluguel de imóveis, sorteios e eventos pagos, e receitas financeiras não estão isentas. Para entidades no regime de apuração não cumulativa, aplica-se a alíquota de 7,6% e a possibilidade de deduzir créditos.

•⁠ ⁠ Receitas Financeiras : Até 30/06/2015, a Cofins sobre receitas financeiras estava isenta, exceto para juros sobre o capital próprio e variações monetárias. A partir de 01/07/2015, a alíquota foi ajustada para 4% sobre as receitas financeiras, conforme o Decreto nº 8.426/2015.

É essencial que as entidades sem fins lucrativos compreendam essas regras para assegurar conformidade fiscal e aproveitar as isenções disponíveis, operando sempre de acordo com a legislação em vigor.

Por Grace Bispo Almeida 20 ago., 2024
Essa cartilha foi criada para orientar dirigentes de organizações da sociedade civil sobre o processo de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). A certificação, regulamentada por leis específicas, fortalece o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e facilita parcerias entre o setor público e privado. Com a adesão ao Portal de Serviços do […] The post CEBAS Assistência Social – Cartilha MDS appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 18 jul., 2024
Com a chegada do inverno no Brasil, que este ano ocorre entre os dias 20 de junho e 22 de setembro, diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC) elaboram campanhas para proteger as pessoas em situação de rua contra o frio. Todos os anos, esse grupo é um dos que mais sofrem com as quedas de […] The post Campanha de Inverno: Protegendo Quem Está nas Ruas appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 25 jun., 2024
Na jornada do terceiro setor, muitas organizações hesitam em terceirizar suas operações contábeis devido a preocupações e receios. Neste blog, desvendaremos os medos comuns associados à terceirização contábil para organizações sem fins lucrativos e exploraremos como superar essas apreensões pode ser um passo fundamental para fortalecer a gestão financeira e permitir uma maior dedicação à […] The post Vencendo o medo de terceirizar a contabilidade da sua OSC. appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 13 jun., 2024
Dispõe sobre o não reconhecimento das comunidades Terapêuticas e entidades de cuidado, prevenção, apoio, mútua ajuda, atendimento psicossocial e ressocialização de dependentes do álcool e outras drogas e seus familiares como entidades e organizações de assistência social e sua não vinculação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Leia na integra a RESOLUÇÃO CNAS/MDS No […] The post Exclusão de Comunidades Terapêuticas do SUAS appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 22 mai., 2024
Solução de Consulta SRRF04/ DISIT nº 4020 de 13/05/2024, que trata do Cofins - isenção. The post Solução de Consulta SRRF04/DISIT nº 4020 de13/05/2024, que trata do Cofins -isenção. appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 13 mai., 2024
Diante dos desastre climático no RS desafios cada vez mais prementes impostos pelas mudanças climáticas, é essencial que instituições e órgãos públicos estejam preparados para lidar com as consequências desses eventos extremos. No contexto do Rio Grande do Sul, onde desastres climáticos têm se tornado cada vez mais recorrentes, o Ministério Público do Trabalho elaborou […] The post Recomendações do Ministério Público do Trabalho diante do desastre climático no RS – Maio de 2024 appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 02 mai., 2024
A discussão em torno da capacidade das organizações sem fins lucrativos de se envolverem em atividades econômicas não é nova. É uma questão que tem sido debatida intensamente, especialmente quando consideramos os benefícios fiscais e o enquadramento legal dessas instituições. O cenário jurídico não impede expressamente que essas organizações realizem atividades econômicas, desde que estejam […] The post Desbravando Fronteiras: O Debate Sobre Atividades Econômicas em Organizações Sem Fins Lucrativos e os Desafios da Legislação Tributária appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 22 abr., 2024
O voluntariado desempenha um papel vital no fsortalecimento das organizações não governamentais ONGs e na promoção de mudanças positivas na sociedade. No entanto, uma questão recorrente enfrentada por muitas ONGs é a dificuldade em manter voluntários engajados a longo prazo. Assim, é essencial implementar estratégias eficazes para retenção e engajamento. Competição por Tempo Um dos […] The post Manter Voluntários Engajados em ONGs: Desafios e Estratégias appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 15 abr., 2024
AA Receita Federal anunciou recentemente duas importantes funcionalidades do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, com o objetivo de fortalecer a segurança digital, proteger os dados dos cidadãos e oferecer maior autonomia aos profissionais contábeis. Estas inovações representam um avanço significativo na proteção dos dados pessoais dos brasileiros em meio ao cenário cada vez […] The post Receita Federal lança ferramenta de segurança digital appeared first on GBA.
Por Grace Bispo Almeida 14 mar., 2024
Foi publicado no dia 13/03/24, o Decreto nº 11.948, trazendo alterações significativas ao Decreto nº 8.726/16, que regulamenta a Lei nº 13.019/14, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC. The post 11.948 Parcerias entre Sociedade Civil e Administração Pública appeared first on GBA.
Mais Posts
Share by: