![](https://gbacont.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Sem-nome-1424-px-×-1128-px-1.png)
PÁSCOA 2022: SAIBA ATÉ QUAL VALOR O SEU OVO DE PÁSCOA FAVORITO PODE CHEGAR NA PROMOÇÃO!
Cacau Show, Dengo, Garoto, Nestlé, Kopenhagen, Brasil Cacau, e Lindt: veja qual o preço mais barato que você conseguirá para o seu ovo de páscoa, de acordo com a tabela de preços divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo.
Com os preços dos ovos de Páscoa até 40% mais altos, comparados a 2021, redes varejistas estão dedicando espaços menores para as sessões de ovos de chocolate. Há diversos fatores que influenciam a alta: inflação, custos operacionais e a carga tributária; mas o que fica claro é que toda a cadeia não abre mão de manter as margens de seus lucros.
Clique aqui para conferir a tabela de preços divulgada pelo Governo de SP na íntegra.
Comprovamos essa percepção com base no IVA (Imposto sobre Valor Agregado), visto que a estrutura do preço de um ovo de páscoa artesanal e caseiro é formada pelos custos operacionais, pelos impostos e, principalmente, pelo lucro do produtor. Veja as proporções abaixo:
Ovo de páscoa artesanal – Custo: 54%; Imposto: 20%; Lucro: 26%;
Ovo de páscoa industrial – Custo: 42%; Imposto: 13%; Lucro: 45%;
![Ovo de Páscoa artesanal: confira roteiro para Curitiba](https://media.gazetadopovo.com.br/2022/03/30092926/cheia-de-graca-960x540.jpeg)
Com esse superfaturamento das indústrias, houve uma crescente na procura de ovos artesanais: “A expectativa é de um aumento de pelo menos 100% em comparação aos anos anteriores. Estou bem animada”, avalia a confeiteira Dayane Lopes de Oliveira, de 32 anos. Este é o quarto ano que ela produz e vende ovos artesanais.
A produção, que começou tímida, para amigos e família, agora tem grande procura. Ela se programou e já comprou alguns dos insumos necessários para evitar oscilação nos preços, mas não escapou. “Muitos produtos que uso sofreram aumento, e infelizmente minha tabela terá reajuste, mas estou estudando formas de pagamento facilitadas para conseguir atender todo mundo”, afirma.
Grandes mercados, como o Fort Atacadista, resolveram apostar em atrair o consumidor transformador, ou seja, aquele que faz para vender. “Estamos ofertando muitos itens para o transformador, como barras e coberturas, além de outros insumos para fabricação de ovos de Páscoa. É um dos pilares do Fort fomentar os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais”, explica o gerente nacional de marketing do Fort Atacadista, Gustavo Custódio.
Fonte: Agência Brasil