×
Siga nós
28 dez

MENTALIDADE DE CRESCIMENTO E A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR

Muitos negócios, quando estão em fase de abertura, têm que lidar com uma série de contratações, serviços, burocracias, contratos que custam caros. Há uma tendência muito nítida do empreendedor querer economizar no início do seu negócio. Um dos serviços que são contratados com base na economia é o serviço do contador ou a contabilidade da empresa. Afinal, por justamente estar no começo, não precisa contratar um serviço tão complexo, certo?
Errado. É daí que surge a relação de surdo-mudo entre o empreendedor e contador: o contratante não entende de contabilidade e contrata um escritório pelo menor preço disponível no mercado; o contratado não entende do negócio e acaba preparando uma contabilidade padrão com base no que o escritório faz para outros clientes. O que nasce dessa relação é uma informação contábil de má qualidade.

Desperdício de valor para a empresa

A partir dessa relação, há um grande desperdício de informação valiosa de valores que correspondem ao valor da empresa ou à evolução de valor de mercado.

Caso esse empreendedor queira comercializar parte do capital da sua empresa com um investidor-anjo para poder expandir sua atividade, somente com números transparentes e precisos que este conseguirá fazer essa negociação. Sem números, não há como alguém avaliar a empresa.

Por exemplo: Se você não tem uma contabilidade clara, você não terá um orçamento bem preparado e claro; você não sabe para onde está indo. Então, não há como antever problemas que virão a acontecer.

Rotina do negócio

Uma contabilidade clara nos dá uma condição de administrar a rotina do negócio com mais precisão. Isso não significa que você precise validar o seu orçamento cotidianamente; Claro que é necessário dedicar um tempo ao seu negócio, mas quanto mais precisa a informação, mais fácil será tirar indicadores que mostrarão se a empresa está no caminho certo ou se está perdendo o rumo. E é justamente o contador que prepara esses números para você, pois o mesmo possui a técnica e domina todas as ferramentas para poder fazer uma boa leitura da sua empresa.

Se ao invés de contratar o serviço mais simples que o contador tem à sua disposição, você contratar um serviço mais consultivo – talvez com uma reunião trimestral para pontuar algumas coisas – você terá uma informação mais precisa do que é a sua empresa em termos financeiros. Com essa informação, será mais fácil calcular alguns indicadores ou até mesmo o seu contador pode preparar para você um relato gerencial dos principais indicadores. Com uma boa leitura dos números, você tem uma gestão mais eficiente.

Valorize os números

Na hora de avançar em uma decisão, faça as contas e a avaliação de investimento para verificar se vale a pena ou não expandir uma linha de negócios.

A resposta para um bom negócio são:

  1. Números confiáveis
  2. Relatórios bem preparados
  3. Relação mais próxima com o seu contador

Tudo isso é a base para o desenvolvimento de outras competências financeiras muito mais interessantes.

Você pode conferir a live do Gustavo Cebarsi, que é escritor, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador clicando aqui.

Fonte: Agência Brasil