×
Siga nós
27 dez

O QUE PODEMOS ESPERAR DA WEB 3.0?

O que podemos esperar da web 3.0, que o nome dado a uma nova fase na evolução da rede mundial de computadores.

Quem usa a internet há bastante tempo sabe que a experiência de navegar se transformou muito no decorrer dos anos.

A princípio, os principais conceitos dessa nova fase já estão aí, sendo usados na prática em alguns contextos, como as criptomoedas e o machine learning.

Também vale ressaltar, nesta introdução, que não existe uma definição oficial sobre o que seria a internet 3.0,o que podemos esperar da web 3.0 é critérios que permitam demarcar claramente o início dessa fase.

Web 3.0: Innovation and Benefits | NASSCOM Community | The Official  Community of Indian IT Industry

Evolução da Web

Anteriormente há 20 anos, Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, previa uma web 3.0 o qual ele chamou de web semântica: uma realidade em que os computadores reconhecem o sentido dos conteúdos e trabalham.

Assim como ele, muitos outros especialistas já tentaram antecipar a evolução da web, mas a verdade é que o seu desenvolvimento depende de tantas variáveis que prever o seu futuro é muito difícil.

Exemplos de Web 3.0

Criptomoedas

As criptomoedas são o principal exemplo atual de aplicação da tecnologia blockchain.

Inicialmente, esperava-se que bitcoin e outras criptomoedas pudessem ser usadas como o dinheiro, para comprar bens e serviços.

Sempre è possível fazer transações de compra e venda com elas, esse uso é pouco disseminado.

Hoje, são uma alternativa relativamente popular de investimento, com o diferencial de não estarem submetidas a uma autoridade financeira central.

NFTs

NFT quer dizer non-fungible token, ou token não fungível, um tipo de ativo que, assim como as criptomoedas, é criado com a tecnologia blockchain.

O NFT serve para certificar a autenticidade e exclusividade de um item, pois se trata de um ativo único.

Assistentes de voz

As tecnologias de big data e processamento de linguagem natural permitiram o surgimento e aperfeiçoamento de assistentes de voz como Alexa (da Amazon) e Siri (da Apple).

Na evolução da web, devemos observar o aprimoramento dessas soluções, junto com o avanço da inteligência artificial, machine learning e internet das coisas.

Gráfico tridimensional

Os gráficos tridimensionais são os recursos que permitem projetar os ambientes de realidade virtual.

Com um dispositivo especial (óculos de realidade virtual), o usuário tem uma experiência de imersão no ambiente projetado digitalmente.

Busca semântica

Definitivamente é possível fazer uma pergunta a buscadores e assistentes de voz e ouvir uma resposta do dispositivo, como se homem e máquina estivessem conversando.

Essas experiências, ainda é bastante limitada, que depende do algoritmo encontrar uma página da web que responde com precisão o questionamento do usuário.

Com a busca semântica, essa tecnologia será aperfeiçoada a ponto de combinar conteúdos de várias fontes encontradas na web para construir uma resposta muito mais precisa.

Principais desafios da Web 3.0

Sempre uma nova tecnologia, protocolo ou padrão de comportamento se torne hegemônico na web, isso geralmente depende de um consenso orgânico em torno da novidade em questão.

Esse caos imprevisível da internet é um dos desafios para a consolidação da web 3.0.

Como a Web 3.0 impactará nas empresas?

Como mostramos antes, a principal transformação promovida pela web 3.0 é o protagonismo do usuário na definição de como seus dados são vistos e manuseados.

Estamos vivendo a era da publicidade digital, na qual o grande segredo das receitas monumentais de Google e Facebook está no uso dos dados que colhem dos usuários em suas plataformas de anúncios e isso o que podemos esperar da web 3.0.

Para mais notícias como essa, inscreva-se em nosso blog e siga-nos nas redes sociais.