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29 dez

GOLDEN CIRCLE: ENTENDA O QUE É E COMO USAR ESSE CONCEITO

A princípio, a metodologia Golden Circle visa melhorar a atuação das empresas em seus segmentos de atuação. O uso desse método oferece ao empreendedor a possibilidade de adicionar um diferencial interessante para a sua companhia. Em outras palavras, empresas que usam esse método tendem a se tornar mais competitivas e impactam positivamente o mercado.

Ao adotar esse conceito, as organizações se tornam fonte de inspiração. Desse modo, a marca passa a significar algo a mais na vida dos seus clientes. Venha entender mais dessa ferramenta!

O que é Golden Circle?

Golden Circle, ou em português, Círculo de Ouro, é uma metodologia, criada pelo inglês Simon Sinek, que ajuda empresas e líderes a gerarem impacto através do seu propósito.

O conceito levanta que as empresas e os líderes devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo em direção às extremidades, seguindo 3 camadas, também conhecidas como esferas de trabalho, que ajudam a empresa a extrair seu potencial de dentro, e se destacar de outras empresas.

Entender o que é o Golden Circle, auxilia para que empresas fujam do padrão de desenvolvimento de potencial de fora para dentro, deixando de ter como única motivação o ganho de dinheiro.

Ao longo de seus estudos, Sinek constatou que muitos líderes de sucesso pensam e agem da mesma forma, e sempre são movidos por propósitos, em busca de realizar aquilo que acreditam.

As 3 camadas do Golden Circle

Um círculo, em formato de alvo, indicando do centro para fora as três seguintes camadas: por quê, como e o quê.

Na teoria do Círculo de Ouro Simon Sinek enfatiza que muitas pessoas e empresas sabem o quê fazem, algumas sabem como fazem, mas poucas tem ideia do porquê fazem.

O estudioso então convida que os líderes e empresas passem a começar pelo centro do círculo, ou seja, pelo por quê. Daí o nome do livro de Simon Sinek “Start with why: How Great Leaders Inspire Everyone to Fale Action“, traduzindo literalmente, Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir.

Por quê?

Na camada central do Círculo de Ouro Simon Sinek deixou o por quê, que nada mais é que o propósito do seu negócio, da sua iniciativa bem como empreendimento. Trata-se da razão de existir de algo, aquilo que move todas as ações.

Quando uma empresa sabe o seu porquê, tudo flui de maneira mais assertiva, pelo caminho certo. Esse é o ponto de partida do Golden Circle.

Como?

Na camada intermediário do Círculo de Ouro são determinadas as estratégias para se chegar ao sucesso através do propósito já determinado no por quê.

Sendo assim, para o mundo dos negócios poderíamos dizer que aqui é onde se cria o plano de ação de uma empresa, com base nas crenças e valores, que serviram para nortear o caminho para o sucesso.

O quê?

A camada externa do Golden Circle, é onde se define o que se faz ou vende. É nesse ponto da jornada que uma empresa pode expandir seus serviços.

É a etapa mais simples do todo o processo, afinal, o mais importante nessa metodologia não é o quê, mas sim o porquê.

Quem é o estudioso por trás desse método?

Simon Sinek

Escritor, palestrante motivacional e especialista em liderança, o inglês Simon Sinek é reconhecido mundialmente na área de liderança, por ajudar a inspirar pessoas através do Círculo de Ouro.

Sinek estudou Direito na Universidade de Londres, bem como se licenciou em antropologia cultural na Universidade de Brandeis.

Palestrou muito a respeito de o que é Golden Circle, além disso, Sinek também escreveu dois livros muito conhecidos sobre o tema. Sendo eles: Por quê? Como grandes líderes inspiram ação, lançado em 2017, pela editora Saraiva, e Comece pelo porquê, lançado em 2018, pela Sextante.

O Golden Circle nos negócios

GBACONT

Imagine uma empresa que ao realizar uma campanha de marketing, ao invés de apresentar os resultados do seu produto, ou enfatizar as qualidades da sua marca, fala sobre os motivos que a de produzir tais produtos, sua missão, seus valores, seus propósitos e motivações. Imaginou?

Pode parecer divulgação institucional, mas não. Trata-se do jeito Golden Circle de fazer marketing. A propagando pelo caminho inverso. Não é sobre mostrar os resultados ou as qualidades de um produto, mas sim sobre conquistar pessoas que estejam alinhadas com a missão da empresa, e por isso consomem os produtos que ela produz.

Lembra-se sempre da citação de Sinek: 

“as pessoas não comprar o que você faz, mas o porquê do que faz”.

Uma maneira interessante e prática de incentivar e inspirar os clientes e colaboradores da empresa, pode ser através de mensagens, via SMS, whatsapp ou e-mail, de forma:

  • Corporativa: para informar os funcionários a respeito de alguma coisa, ou seja, como meio de comunicação interna;
  • Marketing: mensagens relacionadas ao relacionamento com os clientes, campanhas de produtos, etc;
  • Interativa: mensagens de pesquisa de satisfação, oferta de promoções exclusivas, confirmação de presença, dentre outras.

Esses são apenas alguns meios de chegar aos clientes.

Fortalecer esse relacionamento de dentro para fora, ajuda que as empresas sempre sejam vistas e lembradas por seus propósitos, dessa forma, a ligação com seus colaboradores e consumidores será muito mais forte. Essa é a vantagem de utilizar o Golden Circle nos negócios.

Fonte: Zendesk

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