×
Siga nós
27 dez

CENTRO DE LUCRO E CENTRO DE INVESTIMENTO: SAIBA TUDO SOBRE ESSES CONCEITOS

A rentabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio. No entanto, nem todos os setores da empresa estão envolvidos na geração direta de receitas. Alguns são classificados como custos mas apoiam o funcionamento da empresa. Outros estão envolvidos em ativos, enquanto outros não. As empresas que aprenderam o segredo separaram seus negócios em segmentos para maximizar os pontos fortes desses segmentos. Por exemplo, as empresas têm centros de lucro, centros de custo e centros de investimento que podem estar todos no mesmo local, mas operando separadamente. Neste artigo, vamos descobrir as diferenças entre centros de lucro e centros de investimento. 

Centro de lucro

Um Centro de Lucro refere-se a uma filial de uma empresa que contribui diretamente para os ganhos de toda a organização. É geralmente tratado como uma entidade separada responsável por gerar sua receita. Os lucros e prejuízos deste centro são calculados independentemente de outras áreas da empresa. O termo centro de lucro foi introduzido em 1945 por Peter Drucker.

Os centros de lucro são importantes para verificar quais áreas de um negócio são mais ou menos rentáveis ​​do que outras. Para comparação cruzada e análise mais precisa, eles diferenciam certas atividades geradoras de receita. A análise ajuda a determinar a futura alocação dos recursos disponíveis. Também ajuda a determinar se algumas atividades devem ser cortadas completamente.

O gerente do centro de lucro é responsável pela receita e pelos custos e, portanto, pelo lucro. O gerente é responsável por conduzir as atividades de geração de receita de vendas que levam a entradas de caixa enquanto gerencia as tarefas de geração de custos. O gerenciamento do centro de lucro é, portanto, mais desafiador do que o gerenciamento de um centro de custo. Os gerentes dos centros de lucro têm autoridade para tomar decisões sobre preços de produtos e custos operacionais. Eles também sofrem muita pressão para garantir que sua divisão dê lucro ano a ano, o que significa que as vendas devem superar os custos. Isso pode ser feito aumentando a receita, diminuindo as despesas ou ambos.

Exemplos de centros de lucro incluem uma loja ou uma organização de vendas cuja lucratividade é mensurável.

Diferença entre centro de lucro e centro de investimento

A rentabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio. No entanto, nem todos os setores da empresa estão envolvidos na geração direta de receitas. Alguns são classificados como custos mas apoiam o funcionamento da empresa. Outros estão envolvidos em ativos, enquanto outros não. As empresas que aprenderam o segredo separaram seus negócios em segmentos para maximizar os pontos fortes desses segmentos. Por exemplo, as empresas têm centros de lucro, centros de custo e centros de investimento que podem estar todos no mesmo local, mas operando separadamente. Neste artigo, vamos descobrir as diferenças entre centros de lucro e centros de investimento. 

Centro de Investimentos

Um centro de investimento é uma unidade de negócios que utiliza capital para contribuir para a lucratividade de uma empresa. O desempenho de um centro de investimento é avaliado pelas receitas que ele traz por meio de investimentos em ativos em comparação com as despesas gerais. Às vezes é referido como uma divisão de investimento.

É um centro que é responsável por suas receitas, despesas e ativos enquanto gerencia suas demonstrações financeiras. As demonstrações financeiras são, idealmente, um balanço patrimonial e uma demonstração de resultados.

O centro de investimentos prioriza oferecer retorno sobre os ativos investidos principalmente no centro de investimentos.

O centro também pode investir em atividades e ativos não necessariamente relacionados à operação da empresa. Isso pode incluir investimentos em outras empresas que diversificam o risco da empresa.

Um centro de investimento provavelmente é uma empresa subsidiária ou divisão porque os custos, receitas e ativos devem ser identificados separadamente. Geralmente pode ser denominado como uma extensão do centro de lucro onde as receitas e os custos são medidos. A diferença é que é apenas em um centro de investimentos que os ativos empregados também são medidos e comparados com os lucros obtidos.

Um exemplo de centro de investimento é o braço financeiro de uma montadora ou loja de departamentos.

Os centros de investimento são benéficos para as empresas, pois a financeirização faz com que as empresas busquem lucros com investimentos e empréstimos para aumentar a produção geral.

O gerente de um centro de investimento está no controle dos investimentos que esse centro tem para trazer lucros para o departamento.

Centro de Custo

centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.

Um centro de custos também pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio.

Ele serve para deixar os diversos setores de uma empresa com mais autonomia, fragmentando-a em diversos pequenos setores, e estes serão responsáveis tanto pela geração de receitas quando pela aplicação dos recursos em despesas. Por isso, a denominação de centro de custo.

Semelhanças entre Centro de Lucro e Centro de Investimento

  1. Tanto o centro de lucro quanto o de investimento são centros medidos separadamente de outros departamentos de uma empresa em termos de receitas e despesas.
  2. Tanto o centro de lucro quanto o centro de investimento garantem a lucratividade de uma empresa.

Diferenças entre Centro de Lucro e Centro de Investimento

Definição

Um Centro de Lucro refere-se a uma filial de uma empresa que contribui diretamente para os ganhos de toda a organização. É geralmente tratado como uma entidade separada responsável por gerar sua receita. Por outro lado, um centro de investimento é uma unidade de negócios que utiliza capital para contribuir diretamente para a lucratividade de uma empresa. É responsável por suas receitas, despesas e ativos ao gerenciar suas demonstrações financeiras.

Decisões sobre Capital Ativo

As decisões sobre bens de capital nos centros de lucro são tomadas por altos funcionários na sede corporativa, enquanto nos centros de investimento as decisões são tomadas pelos gerentes de divisão nos centros de investimento.

Autoridade dos gerentes de divisão

Os gerentes divisionais em centros de lucro têm menos autonomia do que em centros de investimento, pois não podem tomar decisões de investimento. Os gerentes divisionais em centros de investimento têm um alto nível de autonomia, pois estão autorizados a tomar decisões de investimento.

Centro de Lucro x Centro de Investimento: Conclusão

Um centro de lucro refere-se a uma filial de uma empresa que contribui diretamente para os ganhos de toda a organização. É geralmente tratado como uma entidade separada responsável por gerar sua receita. Centro de Investimento refere-se a um centro que é responsável por suas receitas, despesas e ativos ao gerenciar suas demonstrações financeiras. Agora você sabe.

Fonte: Agência Brasil

Inscreva-se em nosso blog e receba matérias como essa diretamente em seu e-mail. Acompanhe nossas redes sociais: