×
Siga nós
15 dez

As 4 Funções da Administração Aplicadas na sua Entidade

Olá amigos(as), hoje vamos conversar sobre as quatro funções da administração que são essenciais para uma empresa bem-sucedida: planejamento, organização, direção e controle.

Primordialmente você deve saber que devemos ao administrador, professor, consultor e escritor Peter Drucker, considerado o pai da Administração, os conceitos de gestão da escola neoclássica. Tais conceitos foram lançados nos idos dos anos 50, do século XX e se tornaram as bases da administração moderna. Posteriormente, esses foram aperfeiçoados, permanecendo até hoje como as ferramentas de gestão aplicadas em sua plenitude em 100% das empresas vencedoras.  Estou me referindo ao planejamento, à organização, à direção e ao controle.

Vamos conhecê-las um pouco.

Planejamento

A princípio, vejamos o PLANEJAMENTO, que possui o seguinte conceito: é um processo pelo qual a empresa se defronta com o ambiente em que atua, elabora diagnósticos, define estratégias e objetivos, visando atingir uma situação desejada num tempo futuro, apoiada em planos de ações. Caracteriza-se por ser contínuo e sistemático.

Sendo assim, seus principais componentes são: visão, missão e valores da organização, objetivos estratégicos, diagnóstico organizacional, oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, estratégias, planos de ações, plano organizacional e funcional e orçamento executivo.

Organização

E o que vem a ser ORGANIZAÇÃO? Podemos conceituar como sendo: a definição da divisão de trabalho, estabelecendo relações de autoridade entre os vários níveis de comando responsáveis pelas parcelas de trabalho exigidas para o atingimento dos objetivos.

São instrumentos essenciais de organização e gestão interna: a estrutura organizacional (também conhecida por organograma), as atribuições organizacionais e funcionais, além disso, o balanceamento de tarefas e a delegação de autoridade.

Direção

A função DIREÇÃO tem como objetivo obter ação de um grupo de pessoas para que seja alcançado a meta previamente determinada, o que nos leva a concluir que esta função se aplica ao quadro de pessoal da organização, à forma como ele é gerido, reconhecido, valorizado e remunerado.

Desse modo, vale a pena reforçarmos que são as pessoas, consideradas o principal ativo da empresa, principalmente de uma empresa de serviços, é quem faz com que as coisas aconteçam ou não e os gestores dispõem das seguintes ferramentas para administrá-las: a motivação, a liderança, a comunicação e a gestão do conhecimento.

Controle

Por CONTROLE podemos entender como sendo: medir, comparar e avaliar resultados reais com os previstos no planejamento e tomar decisões com base nas informações obtidas. No exercício do controle utilizamos métricas de desempenho da empresa, sendo as principais as métricas financeiras, operacionais, bem como qualidade e produtividade que servem para medir o desempenho das diferentes variáveis que afetam a saúde do negócio.

Então, você já conhecia as quatro funções de Administração? Você já as pratica em sua empresa?

Frente a isso, minha recomendação de hoje é que você avalie as práticas de gestão atualmente adotadas em sua empresa e as confronte com os conceitos que apresentamos acima e havendo divergências avalie a possibilidade de aproxima-las o mais possível das funções clássicas.

Dessa forma, todos sairão ganhando, inclusive você.

Por fim, no próximo boletim trataremos dos detalhes da função PLANEJAMENTO.

Até lá, um abraço.

Prof. Adm. Sérgio Lopes, MSc.

31/03/2021